VOZES PELA MUDANÇA

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento
(Romanos 12:2)
No filme “Escritores da Liberdade” (baseado em fatos reais), a professora Erin Gruwell desafia os seus alunos a brindarem e promoverem “MUDANÇA”. Nada como um mineiro bom de prosa e verso “Carlos Drummond de Andrade” para inspirar uma conversa sobre mudanças em nosso bairro Uberaba (de nome mineiro). O clássico “No meio do caminho” motiva uma reflexão crítica e a produção de textos sobre “as pedras” no meio do caminho para o bairro Uberaba ser a nossa “Rosa do Povo”, conforme acróstico com as prioridades apontadas pelos alunos:
segUrança
liBerdade
Educação
Respeito
sAúde
oBras
lAzer
O Projeto “Conversa com Verso” (PDE 2010) contempla o trabalho com gêneros poéticos, inclui a reflexão dos poemas e a “poesia” das crônicas dos modernistas como Drummond, com apelos extremamente críticos e sensíveis. As vozes nos textos das alunas Angela Galvão e Luciana Basílio (EJA Ensino Médio) respectivamente revelam um aspecto presente no poema “Mãos Dadas”: a preocupação com o tempo presente, com os homens presentes, com a temática social universal do exercício coletivo da cidadania. Seus textos lembram a mensagem poética do filme “A corrente do bem” e a verdade intensa da mensagem do grande Martin Luther King: “o que mais me preocupa não é a violência dos maus, mas a omissão dos bons”.
UM CAMINHO NECESSÁRIO
Precisamos nos esforçar um pouco mais para mudar, fazer a nossa parte para termos um bairro melhor. Devemos agir agora: economizar água e luz, não jogar lixo nas ruas ou rios, reciclar, reaproveitar... mostrar que é possível uma mudança de hábitos e de realidade. É uma questão de escolher a melhor alternativa.
Com mais segurança, poderemos viver melhor, ter uma convivência social sem tanto medo e desconfiança, desenvolver hábitos saudáveis como a prática de esportes, ginástica e desfrutar do lazer tão necessário para o ser humano.
Com espaços apropriados para as crianças, as mães poderiam trabalhar fora. Alguns cursos poderiam contribuir com a renda doméstica.
Se cada um de nós fizer a sua parte, o nosso bairro pode melhorar. O importante é dar o primeiro passo, pois “devagar, se vai longe”. (Angela Galvão)
FAZENDO A DIFERENÇA
Moro em um bairro muito discriminado, mas ainda não é um dos piores. Temos muitos problemas, mas com a conscientização sobre a responsabilidade de cada um exercer a cidadania, conseguiremos fazer diferença na melhoria do nosso bairro.
-A educação das crianças é prioridade para a garantia de uma sociedade melhor.
-O investimento em palestras para alertar sobre o mal causado pelas drogas é uma necessidade urgente.
-Um centro cultural e esportivo é uma forma de prevenção, é uma opção de vida saudável para os jovens.
-Ideias e soluções sobre reciclagem e sustentabilidade podem envolver mudanças significativas.
Amo o meu bairro e as pessoas que moram nele. Acredito que cada cidadão pode fazer a diferença e a união de muitos faz a força para as melhorias acontecerem. (Luciana Basílio)
Professora Lenice C. dos S. Novaes
Colégio Estadual Conselheiro Carrão
JORNAL UBERABA NEWS
setembro 2011

0 comentários: